Tatiane Sola

Sobrepeso – de quem é a culpa?

Aposto que você já escutou alguém dizer que você não emagrece porque não quer. Ouso dizer que você acredita muito nisso.

Obesidade é doença e você não é o culpado por não conseguir emagrecer. Você sabe que não “é só parar de comer e fazer atividade física para emagrecer”, se fosse assim não existiriam tantas pessoas obesas no mundo.

Obesidade é uma doença multifatorial que envolve genética, ambiente, estressores, comportamentos aprendidos, entre outros…

Além do mais… culpa não resolve problema. A culpa não serve para nada além de você ficar ainda mais angustiado.

Há grande diferença entre autocrítica e autocorreção.

A autocorreção vem da autorresponsabilidade. Questione-se sobre qual a sua parcela de responsabilidade por não estar conseguindo seguir a dieta?
Tem feito planejamento? Tem cozinhado? Tem feito experiências alimentares? Tem se programado para errar?

Isso mesmo! Errar também faz parte do plano, porque você não vai passar a vida toda comendo rigorosamente correto. Isso também não seria emocionalmente saudável.

Você não volta para a dieta após errar por causa da dicotomia de 8 ou 80 – “já que não comi perfeito hoje, amanhã eu recomeço” e este amanhã nunca chega!
Isso não é culpa sua. Você, ao longo da vida, aprendeu a funcionar desta forma.

Seu comportamento alimentar aprendido não é sua culpa, mas modifica-lo é sua responsabilidade e eu te pergunto: Qual será sua primeira atitude para tomar para si a responsabilidade que lhe cabe?