Somos movidos pelo prazer. Se a comida fosse apenas nutrição comeríamos qualquer tipo de alimento, mas comida significa muitas outras coisas… Comida é reunião entre amigos, comida é inclusão, pertencimento, às vezes comida é amor e consolo. Muitas vezes comida é comemoração, é alegria, é dividir…
Comer é mais que verbo, comer são sentimentos e emoções. Quando você não consegue perceber a linha tênue entre o comer e o sentir é onde os problemas se iniciam…
Está tudo bem comer por emoções DE VEZ EM QUANDO mas fazer disto uma rotina só te fará entrar em sofrimento. Comer constantemente por emoções é disfuncional.
Aprenda a identificar e diferenciar fome física da fome emocional. Na fome física você não tem dúvidas, as sensações do corpo são reais. As percepções variam de uma pessoa para outra, mas geralmente o estômago dói, você tem uma leve sensação de nauseas e a necessidade de comer não é específica como “estar com fome de uma torta”.
Aprenda a observar seus pensamentos, sentimentos e comportamentos. Só assim você conseguirá desenvolver uma relação funcional com os alimentos.